sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre as Profissões: Barman


                               Barman

 
Ser barman é:
Barmans são responsáveis por atender pedidos de clientes de restaurantes, bares e lanchonete e por servir os convidados de festas e participantes de congressos, reuniões e outros eventos. São profissionais de grande experiência e possuem muitos anos de experiência ou treinamento específico em estabelecimentos ou cursos.
As características necessárias para ser um barman:
Um bom profissional deve conhecer as características das bebidas, ter os instrumentos básicos de trabalho, saber identificar a preferência do cliente, ser bem educado, conhecer e saber preparar drinks e petiscos.
Características desejáveis:

*atenção a detalhes
*boa aparência
*boa disposição física
*boa memória
*capacidade de comunicação
*capacidade de lidar com o público
*capacidade de ouvir sugestões e críticas
*desembaraço
*dinamismo
*gosto por servir
*paciência
*resistência física
*simpatia
Formação necessária para ser um barman:
Por ser uma profissão de livre formação, ensino fundamental completo nem sempre é exigido, mas é muito desejável. Cursos profissionalizantes e conhecimento de línguas, valorizam muito o currículo. Fatores como idade, experiência e apresentação são considerados de grande importância. Apesar das exceções, o mercado atual exige mais do que experiência: a preferência recai sobre quem saiba mais de um idioma e tenha conhecimentos de bebidas e produtos estrangeiros inseridos no cardápio brasileiro. A tendência é uma especialização cada vez maior.

Principais atividades de um barman:
As atividades dos profissionais de atendimento ao público em empresas de serviços de alimentação abrangem:

Explicar aos clientes detalhes do cardápio e orientá-los quanto às bebidas
Servir os clientes, sempre atentos a todas as necessidades
Preparar drinques e servir aperitivos
Fazer apresentações e malabarismos no preparo dos drinques e coquetéis (bartender)

Áreas de atuação e especialidades:
Hotéis, bares e restaurantes costumam procurar por novos empregados em escolas profissionalizantes e associações de classe. Serviços de festas, empresas e promotores de eventos procuram profissionais em agências ou serviços de consultoria de recursos humanos. Navios de cruzeiro também são uma boa opção para quem tem disponibilidade para viajar.
Um barman pode se especializar como bartender que costumam trabalhar em festas particulares, feiras e eventos. O bartender muitas vezes cuida também do entretenimento, fazendo malabarismos no preparo dos drinques e pequenas apresentações.
Mercado de trabalho:
O mercado de trabalho para barman é bastante promissor e está concentrado no setor privado. São profissões muito ligadas ao turismo e, por isso, vivem bons momentos nos pólos turísticos brasileiros. As condições de mercado melhoraram nestes centros, tanto em oferta de empregos quanto em salário. As boates e casas fechadas pagam os melhores salários da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário