segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre a Profissões: Boxe Profissional

                 Boxe Profissional


Boxe é uma arte marcial que usa apenas os punhos tanto para defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa "bater", ou "bater com os punhos", expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Essa arte é modernamente chamada de "pugilismo", que tem origens diversas como, no latim, em pugil, que significa "lutador com cestus" (que eram um conjunto de correias de couro, placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos da antigüidade), ou em "pugillus", que significa "punho fechado", em forma de soco

História

Combate de boxe
Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, as lutas de boxe com as mãos descobertas eram brutais. O esporte foi reformado em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos e o uso de luvas. Entraram em vigor em 1872. O boxe foi primeiramente considerado esporte olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada.

O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe inglês, os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear o adversário.

Caracteristicas gerais

>Para vencer uma luta de boxe, o boxeador deve golpear mais e melhor que seu adversário nos rounds estipulados.
>O ringue de boxe é um quadrilátero, quadrado que pode medir de 4,9 a 7,3 metros de cada lado. Cada canto possui um poste de 145 cm de altura.
>As luvas mais comuns pesam entre 170 e 340 gramas.
>As lutas tem entre quatro a doze rounds de três minutos cada. Nos jogos olímpicos, as lutas são disputadas em apenas quatro rounds de dois minutos.
>Cada luta profissional tem um grupo de cinco jurados.
>O saco de treino pesa entre quarenta e cinquenta quilos. É feito de couro e recheado de serragem ou raspas de pneu. A punching ball, menor do que o saco normal, pesa entre trezentos e quinhentos gramas.

Golpes

Cruzado: o alvo é a lateral da cabeça do adversário.
Direto: golpe frontal.
Jab: golpe normalmente preparatório, mas que às vezes torna-se perigoso.
Upper: desferido de baixo para cima no queixo do oponente.
Hook ou gancho: golpe desferido na linha da cintura do oponente.
Swing: golpe desferido de cima para baixo. é aplicado no maxilar do adversário.

Nocaute
Efeito de provocar a inconsciência do adversário por 10 segundos no mínimo.

Golpes baixos
Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdómen. Se o outro adversário bater em uma dessas partes o mesmo será eliminado.

Categorias

Amador

Mosca ligeiro: 48 kg
Mosca: 51 kg
Galo: 54 kg
Pena: 57 kg
Leve: 60 kg
Meio-Médio-Ligeiro: 64 kg
Meio-Médio: 69 kg
Médio: 75 kg
Meio-Pesado: 81 kg
Pesado: 91 kg
Super-Pesado: acima 91 kg

Profissional

Palha: 47,627 kg
Mosca-Ligeiro: 48,988 kg
Mosca: 50,802 kg
Super-Mosca: 52,163 kg
Galo: 53,524 kg
Super-Galo: 55,338 kg
Pena: 57,153 kg
Super-Pena: 58,967 kg
Leve: 61,235 kg
Super-Leve: 63,503 kg
Meio-Médio-Ligeiro: 66,678 kg
Médio-Ligeiro: 69,853 kg
Médio: 72,575 kg
Super-Médio: 76,204 kg
Meio-Pesado: 79,379 kg
Cruzador: 86,183 kg
Pesado: acima 86,183 kg


O boxe é uma da mais antigas formas de luta. Sete séculos antes de Cristo o esporte já era popular e, no século XVII, já se lutava por dinheiro na Inglaterra. Nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos, contudo, a modalidade é amadora.

Os combates têm duração de quatro rounds de dois minutos cada e os atletas devem vestir luvas, botas e protetores bucais, genitais e de cabeça, para preservar sua integridade física. Há duas formas de se definir o vencedor: uma é pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; a outra é o nocaute, quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate.

A modalidade é dividida em 11 categorias, segundo o peso dos atletas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário