terça-feira, 27 de abril de 2010

Sobre as Profissões: Gari

                              Gari
                                                "Empregado da limpeza pública"


O que é ser um gari:
O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. O gari trabalha com uma vassoura especial, cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente e não tratam. Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o gari quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 tem coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.

Principais características necessárias para ser um gari:
Para ser um gari é necessário que o profissional tenha vontade de trabalhar e ajudar a sociedade crescer, além disso, outras características interessantes são:

•disposição
•responsabilidade
•pró-atividade
•gosto por servir
•agilidade e flexibilidade
•saber trabalhar em equipe

Formação necessária para ser um gari:
Não há necessidade de uma formação mínima para ser um gari, o profissional precisa apenas dominar algumas técnicas de limpeza. É importante que o profissional esteja sempre disposto a se desenvolver, pois há empresas privadas que contratam funcionários para a limpeza e exigem cursos de especialização ou algum grau de estudo. Para ser um funcionário público, é necessário prestar concurso público. A seleção, geralmente, é feita por duas fases, a primeira é composta por uma prova de nível básico, e na segunda o candidato é submetido a uma avaliação física.

Principais atividades:
•varrer ruas, praças e vias públicas
•recolher dejetos jogados
•trabalhar em equipe para realizar a limpeza da cidade e chamar uma equipe de limpeza mais pesada quando necessário
•percorrer um caminho pré-determinado, recolhendo o lixo jogado
•levar o lixo recolhido para o caminhão, que o leva para lugares preparados para receber esse lixo
•participar de projetos e ações sociais de limpeza urbana
•participar de projetos de reciclagem


Áreas de atuação e especialidades:
•setor público: a maioria dos garis que trabalha pela limpeza das cidades é contratado por algum órgão público, geralmente pelas prefeituras das cidades. É responsabilidade do governo manter a higiene e limpeza da cidade, portanto, nesse caso, os garis são funcionários públicos e responsáveis pela limpeza urbana

•setor privado: os profissionais de limpeza também podem ser contratados por empresas para prestar serviços de varrição e coleta de lixo. Nesse caso os profissionais são trabalhadores do setor privado e são responsáveis principalmente pela limpeza de dejetos comerciais

Mercado de trabalho:
O mercado de trabalho para o gari é amplo, mais não tanto quanto poderia, pois por ser um serviço de utilidade social e saúde pública deveria ser mais incentivado e alvo de maiores investimentos governamentais. O setor público ainda é o que mais emprega, pois as grandes cidades demandam de muita mão-de-obra para recolher o lixo, que não é mandado diretamente para os aterros e lixões e fica jogado nas ruas. A reciclagem de lixo é outro fator que também deveria ser mais incentivado, a separação do lixo reciclável é importante tanto para a cidade, quanto para os profissionais que reciclam. A coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais recicláveis podem facilitar o trabalho dos garis, deixando a cidade mais limpa e ainda movimentando a economia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário