Recepcionista
O recepcionista é o profissional que recepciona os visitantes ou clientes do estabelecimento. É de responsabilidade do recepcionista atender o público, orientar os visitantes, dar informações, atender telefones, transferir ligações, controlar a entrada de pessoas na empresa, entre outras atribuições. Dependendo da área em que a tua a empresa onde o recepcionista trabalha, sua função varia. Esse profissional é o "cartão de visitas" da empresa ou loja, pois é quem realiza o primeiro contato com os visitantes ou clientes, portanto, é exigido, atualmente, que o profissional seja sério, instruído e educado.
O recepcionista é o profissional que recepciona os visitantes ou clientes do estabelecimento. É de responsabilidade do recepcionista atender o público, orientar os visitantes, dar informações, atender telefones, transferir ligações, controlar a entrada de pessoas na empresa, entre outras atribuições. Dependendo da área em que a tua a empresa onde o recepcionista trabalha, sua função varia. Esse profissional é o "cartão de visitas" da empresa ou loja, pois é quem realiza o primeiro contato com os visitantes ou clientes, portanto, é exigido, atualmente, que o profissional seja sério, instruído e educado.
Características desejáveis para ser um recepcionista:
* atenção a detalhes
* fluência verbal
* boa dicção
* boa aparência
* capacidade de concentração
* capacidade de lidar com o público
* capacidade de organização
* metodologia
* dinamismo
* determinação
* conhecimento de assuntos gerais
* saber trabalhar sob pressão
* saber administrar bem o tempo
* bom humor
* paciência
* confiabilidade
* responsabilidade
A formação necessária para ser uma recepcionista:
Não há formação necessária para ser um recepcionista, porém a maioria das empresas exige que o profissional tenha, no mínimo, ensino médio completo. Também é exigido que o profissional tenha boa comunicação, boa aparência, conhecimentos do idioma inglês e de informática. É muito importante nessa área a constante atualização por meio de cursos, treinamentos e palestras da área.
Principais atividades:
Dependendo da área de atuação da empresa na qual o recepcionista trabalha, suas atribuições mudam, embora as mais comuns sejam:
* recepcionar os visitantes
* apresentar a empresa
* dar-lhes informações e tirar dúvidas sobre a empresa
* atender telefonemas
* transferir ligações
* controlar a entrada de visitantes e funcionários
* receber e remessar mercadorias, correspondências e documentos
* realizar atividades rotineiras da empresa, que variam de acordo com o ramo de atividade
* em alguns casos, coordenar o sistema de logística e segurança
* servir cafés, se for o caso
Áreas de atuação e especialidades:
O recepcionista pode trabalhar em qualquer tipo de empresa que trabalhe com atendimento ao cliente ou com visitantes. Pode trabalhar em grandes corporações, agências de propaganda e marketing, de viagens e turismo, hotéis, consultórios médicos e odontológicos, hospitais, spas, lojas, empresas de transporte, de recursos humanos, entre muitas outras.
Mercado de trabalho
Como, atualmente, quase toda a empresa tem uma recepcionista, o mercado de trabalho é amplo, mas para se manter na área é necessário se atualizar constantemente por meio de cursos e se dedicar muito à função, pois para um bom profissional, o mercado está sempre aberto. A função da recepcionista e da secretária já se fundiu muito, portanto, existem muitas atribuições em comum, mas deve-se sempre diferenciar as duas profissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário