quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sobre as Profissões: Recepcionista


Recepcionista

O recepcionista é o profissional que recepciona os visitantes ou clientes do estabelecimento. É de responsabilidade do recepcionista atender o público, orientar os visitantes, dar informações, atender telefones, transferir ligações, controlar a entrada de pessoas na empresa, entre outras atribuições. Dependendo da área em que a tua a empresa onde o recepcionista trabalha, sua função varia. Esse profissional é o "cartão de visitas" da empresa ou loja, pois é quem realiza o primeiro contato com os visitantes ou clientes, portanto, é exigido, atualmente, que o profissional seja sério, instruído e educado.

Características desejáveis para ser um recepcionista:


    * atenção a detalhes
    * fluência verbal
    * boa dicção
    * boa aparência
    * capacidade de concentração
    * capacidade de lidar com o público
    * capacidade de organização
    * metodologia
    * dinamismo
    * determinação
    * conhecimento de assuntos gerais
    * saber trabalhar sob pressão
    * saber administrar bem o tempo
    * bom humor
    * paciência
    * confiabilidade
    * responsabilidade


A formação necessária para ser uma recepcionista:
Não há formação necessária para ser um recepcionista, porém a maioria das empresas exige que o profissional tenha, no mínimo, ensino médio completo. Também é exigido que o profissional tenha boa comunicação, boa aparência, conhecimentos do idioma inglês e de informática. É muito importante nessa área a constante atualização por meio de cursos, treinamentos e palestras da área.

Principais atividades:
Dependendo da área de atuação da empresa na qual o recepcionista trabalha, suas atribuições mudam, embora as mais comuns sejam:
    * recepcionar os visitantes
    * apresentar a empresa
    * dar-lhes informações e tirar dúvidas sobre a empresa
    * atender telefonemas
    * transferir ligações
    * controlar a entrada de visitantes e funcionários
    * receber e remessar mercadorias, correspondências e documentos
    * realizar atividades rotineiras da empresa, que variam de acordo com o ramo de atividade
    * em alguns casos, coordenar o sistema de logística e segurança
    * servir cafés, se for o caso


Áreas de atuação e especialidades:
O recepcionista pode trabalhar em qualquer tipo de empresa que trabalhe com atendimento ao cliente ou com visitantes. Pode trabalhar em grandes corporações, agências de propaganda e marketing, de viagens e turismo, hotéis, consultórios médicos e odontológicos, hospitais, spas, lojas, empresas de transporte, de recursos humanos, entre muitas outras.

Mercado de trabalho
Como, atualmente, quase toda a empresa tem uma recepcionista, o mercado de trabalho é amplo, mas para se manter na área é necessário se atualizar constantemente por meio de cursos e se dedicar muito à função, pois para um bom profissional, o mercado está sempre aberto. A função da recepcionista e da secretária já se fundiu muito, portanto, existem muitas atribuições em comum, mas deve-se sempre diferenciar as duas profissões.


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