quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sobre as Profissões: Modelo

                              Modelo

Um modelo é uma pessoa que disponibiliza a sua imagem para ser registada em fotografia, pintura, escultura ou desenho. Nesse registo, o objetivo não é a pessoa em si nem a sua personalidade, mas sim uma outra personagem mais ou menos defenida (pelo diretor de cena, que pode ser o fotógrafo, o pintor, o escultor ou o desenhista), para o qual o modelo normalmente representa.

 Modelos na arte
Na pintura e escultura a participação de modelos é secular, se não mesmo milenar. Na antiguidade, os modelos eram utilizados pelos pintores para representar histórias religiosas ou biblícas. Na renascença era comum a utilização de modelos vivos, muitas vezes mulheres de formas generosas, como a Mona lisa, de Leonardo da Vinci. Pintores brasileiros famosos, como Di Cavalcanti, criaram mitos ao eleger uma modelo como motivo condutor, como foi o caso de Marina Montini, eterna musa do pintor.

Ainda hoje, em muitas faculdades de belas artes, em cursos de desenho, pintura ou escultura, utilizam-se modelos nus em nudez artística. Desenhar o nu permite compreender melhor a forma humana e sua interacção com a luz, além da perspectiva do corpo humano, com seus músculos e contornos.
Modelos na moda
Grupo em sessão fotográfica para testes

Manequim, do francês mannequin,é ainda o termo empregado em Portugal para designar o profissional que se veste ou usa roupas e acessórios de determinada marca ou estilista para desfilar perante potenciais clientes num palco próprio, chamado de passarela em Portugal. Comum no Brasil nas décadas de 60 e 70, o termo caiu em desuso na década de 80, dando lugar às denominações Modelo de passarela (ou Modelo fashion), para designar os profissionais que faziam ambos (fotos e passarela), e modelo fotográfico, para os que faziam apenas poses para fotos de editorias, capas, filmagens de produtos comerciais etc., mas não desfilavam, geralmente por falta de estatura. A fotografia de modelos pode ter fins artísticos, experimentais, de entretenimento ou comerciais. Comercialmente é comum utilizar-se modelos para associar a um produto ou serviço, uma ideia de beleza ou êxito.
Na idos de 80, surgiu o fenômeno top model, um grupo de modelos destacados (como Cindy Crawford, Christie Brinkley, Elle MacPherson, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Linda Evangelista, entre outras) que viraram celebridades em suas carreiras. Mais tarde, em meados nos anos 90, o termo supermodelo começou a ser mais empregado para se referir a esse tipo de profissional bem-sucedido.

No início dos anos 2000 uma revista inglesa criou a terminologia übermodel para designar especificamente o sucesso atingido pela modelo brasileira Gisele Bündchen, inédito até então. Übermodel (do alemão über = sobre, mais o termo inglês model = modelo) designa a modelo que faz mais sucesso, é a mais requisitada e conseqüentemente a mais bem paga em seu momento na indústria da moda.

Para além desses termos, há na moda a categoria New Face, que são modelos recém-engajados, que têm potencial mas poucos meses de carreira e estão se profissionalizando. Geralmente disputaram grandes competições de beleza, como o Supermodel of the World ou o Elite Model Look. Já o modelo de prova é o profissional usado por indústrias de confecção para fazer a prova do molde que será usado para a confecção em série.
  
 Profissionalização

A profissionalização no mercado da moda está ao alcance daqueles que conseguirem destacar-se por uma beleza excepcional, junto com carisma, personalidade marcante e profissionalismo. Vencer um dos concursos de beleza do mercado e ter as características físicas procuradas no momento pelas indústrias da moda ou da publicidade facilita o ingresso — embora não garanta a permanência.
Sendo assim, para se tornar um modelo, alguns pré-requisitos indispensáveis são exigidos por todas a agências sérias do mercado. Contudo, as exigências dependerão de cada segmento (moda, publicidade ou arte), visto que modelos artísticos ou de provas tendem a ter um perfil menos específico ou exigente.

                                                                     Perfil feminino ideal

    Mínimo de 1,72 m de altura
    Quadril de no máximo 90 cm
    Ter entre 14 e 25 anos para iniciar a carreira
    Corpo delgado e pernas longilíneas (quando medidas da virilha ao calcanhar, as pernas devem equivaler à metade da extensão total do corpo)
    Manequim 38 (ou perto disso)


                          
                                                                   Perfil masculino ideal
    
       Mínimo 1,82 m de altura
    Corpo definido (pouca porcentagem de gordura), sem ser musculoso nem forte
    Ter entre 17 e 21 anos para iniciar a carreira
    Manequim 38 (ou perto disso)


Um comentário:

kethllen2007 disse...

Qeeria saber qual é a altura que uma garota de 15 tem q ter no mínimo ?

Postar um comentário